HOME       ARTIGOS       DICAS       ANÁLISES       DETONADOS       FÓRUM       PARCEIROS       QUIZ       KITO       CONTATO
 
TEC TOY: ZEEBO, O PRIMEIRO VIDEOGAME BRASILEIRO

VOLTAR

Por: Kito

 

 

Como vimos na primeira parte deste especial, no histórico da empresa, a Tectoy sempre lançou no Brasil os consoles de videogames da Sega. Eis que em 2001 a Sega para com a produção do seu console Dreamcast e anuncia que passará a produzir jogos para os videogames de outras empresas. A tectoy continua a vender no Brasil o Sega Mega Drive. Em 2006 surge a idéia de lançar um console de videogames próprio, decorrente da necessidade de se combater a pirataria, surge o projeto de um videogame que não teria entrada para jogos, estes nào utilizariam mídia física, seriam baixados por download.

Assim nasce o projeto Genie, que futuramente seria renomeado para Zeebo (se diz "Zíbou"). Todo o projeto é mantido em segredo e, apesar de alguns rumores nada é confirmado até que, em novembro de 2008 a Tectoy anuncia que, em parceria com a Qualcomm, estará lançando o primeiro console de uma empresa brasileira em 2009; e, o console não utilizaria nenhum tipo de mídia para os jogos. Os jogos do Zeebo são transmitidos por uma rede 3G própria, medida tomada para impedir a pirataria no console.

Os jogos do Zeebo custarão inicialmente entre 9,90 e 29,90 reais. A Tectoy afirma que os preços baixos são outro ponto que inviabilizaria a pirataria, pois por vezes os jogos do Zeebo poderão ser adquiridos por preço inferior ao preço de jogos piratas de outros videogames. Desde o lançamento o Zeebo contará com grandes franquias como a série Fifa, Quake e Crazy Taxi. O Zeebo já vem com três jogos salvos na memória, além disso outros três jogos podem ser baixados gratuitamente. A medida de disponibilizar alguns jogos para serem baixados gratuitamente já é para que o usuário se familiarize com o sistema de compra dos jogos e com a navegação da rede do Zeebo que é chamada de ZeeboNet 3G. Os demais jogos serão adquiridos somente pela rede; através de cartão de crédito, boleto bancário ou débito em conta.

A ZeeboNet 3G será totalmente gratuita, os usuários não pagarão nada para acessá-la, nem será preciso comprar nenhum tipo de modem. O Zeebo já sai da loja conectado gratuitamente a rede. O usuário só paga pelos jogos que baixar e nada mais.

A qualidade gráfica dos jogos varia entre o PSOne e o PS2, fica em torno dos gráficos do nintendo 64; a Tectoy garante que em média de um ano a qualidade será próxima a de um PS2, algo como o Dreamcast.

A produção do console se dá na fábrica da Tectoy em Manaus. Depois do lançamento em todo o território brasileiro, a Tectoy tem intenção que o Zeebo seja lançado em demais países emergentes através de licenciamento (o mesmo que a Tectoy faz com os consoles da Sega no Brasil).

O controle de Zeebo conta com acelerômetros, como no Nintendo Wii, sensores que captam os movimentos e posição de utilização do controle e enviam essas ações para o jogo. A Tectoy concluiu em pesquisas que o público tinha certa resistência em ter que trocar as pilhas controle a cada média de seis a oito horas por jogo; assim o Zeebo terá dois tipos de controles: o tradicional, chamado de Z-PAD, que virá com fio, eliminando o uso de pilhas, e o sem fio, chamado de Boomerang.

Sendo um console projetado para uso no Brasil, a Tectoy tomou certas precauções: O Zeebo conta com o sistema de distribuição dos jogos por download. com preços baixos, o que inviabilizaria a pirataria. Medida importante em decorrência da forte pirataria no Brasil, combinada com a inércia das autoridades competentes. O Zeebo vem com uma memória interna de 1GB para salvar os jogos. A princípio é um bom tamanho, mas posteriormente pode se tornar pouco. Assim o console vem com slot para cartão SD. Você poderia baixar o seu jogo e salvá-lo no cartão. Cada jogo que você compra, ao ser baixado é atrelado ao número do console e este jogo só rodará no mesmo console que foi baixado. Depois de comprado, o jogo pode ser baixado pelo mesmo usuário quantas vezes quiser, ou seja, se o jogo for apagado acidentalmente ou para aumentar o espaço, pode ser feito o download novamente sem pagar mais nada.

Outra grande arma do Zeebo são os jogos... ...todos em português! Esta foi uma exigência da Tectoy junto às produtoras. Todos os jogos lançados para o Zeebo devem ser totalmente em português, não apenas a caixa e manual, como já acontecia com outros videogames que tiveram representação oficial no Brasil, más todo o texto, dublagens... todo o jogo.

Dados do Zeebo:
Armazenamento: memória flash interna de 1 GB
Interface: USB HID
Alimentação: Adaptador AC 5V 3A
Consumo: 15 W max.
Aceleração Gráfica: 1.6 milhões de triângulos / segundo
Áudio: 8 canais simultâneos MP3, ADPCM, MIDI
Resolução: 640x480
Tamanho: L x P x A - 157 x 215.4 x 44 mm
Peso: 1.3kg
Sensibilidade: < - 106 dBm (em UMTS)

Condições de Operação:
Temperatura: -20 a 55C
Humidade 95% (40C)

 

<< PARTE 4

 

+ MAIS

 

 
 

 

 

© Copyright - Kito Games®- Todos os direitos reservados. Todos os personagens citados pertencem a seus respectivos proprietários. Não é permitida de forma alguma cópia total ou parcial deste site incluindo todos os links aqui contidos.

www.000webhost.com