HOME       ARTIGOS       DICAS       ANÁLISES       DETONADOS       FÓRUM       PARCEIROS       QUIZ       KITO       CONTATO
 
SEGA SATURN E SEUS CARTUCHOS

VOLTAR

 

Por: Augusto Aragão

 

Diferente do PlayStation, o Sega Saturn não precisa de cartões de memória (Memory Cards), uma vez que possui uma memória interna para salvar um determinado número de jogos. Esta memória interna é chamada de Cache e pode ser complementada por determinados cartuchos. Por outro lado, com o lançamentos de conversões de arcades para este console da sega, alguns jogos se tornaram famosos por exigirem um determinado cartucho, sem o qual não rodavam no console. Aqui os cartuchos visam expandir não a memória Cache, mas sim a memória RAM, ou seja, a que aloca o jogo quando é carregado. No mercado podem ser encontrados diversos cartuchos para este console, mas que existem pelo menos 3 a serem conhecidos pelos usuários do Sega Saturn:

1). Cartuchos de expansão da memória Cache:

Estes cartuchos são comuns e os mais baratos, podendo ter uma memória variada. Sua utilidade é expandir a capacidade do Saturn para save games e permitir cópias de arquivos entre os consoles. Uma vez plugados no console, basta checar o diretório de memória que uam opção azul estará presente, atestando a memória do cartucho disponível. Para os que gostam de RPGs e de jogos da EA sports (estes jogos exigem muita memória Cache), os cartuchos de expansão de memória Cache são imprescindíveis. Como são dotados de bateria interna, podem ser destacados do console sem perda da memória (já tive oportunidade de adquirir um cartucho de 8 mega que tinha uma dezena de jogos salvos dentro dele).

2). Cartuchos de expansão da memória RAM:

Vários jogos lançados para o Sega Saturn tinham uma exigência que superava o hardware do console. Como o Sega Saturn só possui 2 megabytes de memória RAM, foi criada uma série de cartuchos (alguns específicos para determinados jogos) que visavam expandir a memória RAM do console. Foram lançados cartuchos de 2 e de 4 megabytes para o console. Apesar de serem mais caros que os cartuchos de memória Cache, apresentam vários benefícios: redução acentuada no tempo de loading, melhor qualidade gráfica (animações, efeitos, etc.) e sonora dos jogos. Isto é nítido se forem feitas comparações entre as versões de King of Fighters e Darkstalkers 3 de Sega Saturn e PlayStation. Com o cartucho de expansão RAM, estes jogos se mostraram muito melhores no Saturn (em alguns a diferença é impressionante). Graças a estes cartuchos, muitos jogos foram melhor transcritos ou se tornaram exclusivos do Saturn!

3). Cartuchos "3 em 1":

Estas pequenas maravilhas reúnem três habilidades em apenas um cartucho: aumentam a memória Cache, aumentam a memória RAM (4 mega) e desbloqueiam os consoles bloqueados (americanos, europeus ou brasileiros) para que eles possam rodar CDs "backups" ou de nacionalidade diferente. Nos EUA, estes cartuchos custam em média 60 dólares e o preço deles paga tudo o que se poderia desejar para este console. Não encontrei este tipo de cartucho aqui no Brasil, mas já percebi que é possível importá-los com a média de preço citado (logicamente que aqui ele custaria cerca de R$120,00). Se tiver dúvida entre desbloquear o Saturn, não perca tempo! Procure por este cartucho!

 

+ MAIS

 

 
 

 

 

© Copyright - Kito Games®- Todos os direitos reservados. Todos os personagens citados pertencem a seus respectivos proprietários. Não é permitida de forma alguma cópia total ou parcial deste site incluindo todos os links aqui contidos.

www.000webhost.com