HOME       ARTIGOS       DICAS       ANÁLISES       DETONADOS       FÓRUM       PARCEIROS       QUIZ       KITO       CONTATO
 
NES: OS JOGOS DA SEGA PARA O CONSOLE

VOLTAR

Por: B-Mark

 

Nos anos 80, iniciou-se a rivalidade entre a Nintendo e a Sega com seus consoles de 8 bits que são respectivamente o Nintendo Entertainment System - NES e o Master System.

E outro ramo em que a Sega atuava era o dos Arcades onde surgiram vários clássicos da empresa como Shinobi, After Burner e Space Harrier.

Hoje em dia é normal ver um jogo da Sega para um sistema da Nintendo, após a empresa sair do mercado de consoles devido a problemas com o Dreamcast ela se tornou uma softhouse que produz jogos para os consoles de várias empresas, entre elas a sua ex-concorrente Nintendo.

Mas nos anos 80, com o sucesso de vários jogos de Arcades da Sega várias softhouses que produziam jogos para o NES conseguiram a licença da Sega para fazerem conversões de seus jogos para o NES.

E surpreendentemente a Sega autorizou as conversões de seus jogos para um sistemas concorrente, porque assim ela estaria ganhando dinheiro com isto.
Lembrando que na época a Nintendo impôs uma cláusula contratual que impedia as softhouses de fazerem jogos para sistemas concorrentes como o Master System.

Porém, vários destes jogos eram inferiores nos gráficos e até na jogabilidade se comparados aos jogos originais dos Arcades e até as versões do Master System, que tinha maior capacidade gráfica que o NES.

Curiosamente, nenhuma empresa lançou uma adaptação de Alex Kidd in Miracle World, Phantasy Star ou qualquer outro jogo da Sega que surgiu no Master System; só pegaram os jogos que saíram para Arcades.

Para ser sincero, não gostei do Shinobi e do Altered Beast para NES; mas reconheço que os After Burner 1 e 2 ficaram bons; e na minha opinião são os melhores jogos da Sega que foram convertidos para o NES.

Comparação: NES X Master System
Confira aqui as imagens da versão de um jogo para NES quando é comparada com a versão do Master System:

After Burner - NES  

X

 After Burner - Master System

X

     

Fantasy Zone II - NES  

X

 Fantasy Zone II - Master System

X
     
Shinobi - NES   X  Shinobi - Master System
X
     
Space Harrier - NES   X  Space Harrier - Master System

X

 

Os jogos

After Burner

Fabricante: Tengen
Ano: 1989

Conversão do jogo para Arcade onde você controla um caça supersônico e que foi lançado somente nos EUA pela Tengen, uma subdivisão da Atari criada para produzir jogos para consoles da Sega e da Nintendo. Este jogo não tem a licença da Nintendo.

After Burner II

Fabricante: Sunsoft
Ano: 1989

Segunda versão do After Burner que saiu originalmente para Arcade e que ganhou uma versão para o Mega Drive e esta para o NES. After Burner II saiu somente no Japão.

Alien Syndrome

Fabricante: Sunsoft
Distribuidora nos EUA: Tengen
Ano: 1988

Jogo em que você escolhe entre os personagens Rick e Mary que estão dentro de uma nave alienígena e que terão que salvar seus amigos que foram capturados por aliens. Jogo mediano que foi lançado no ocidente pela Tengen.

Fantasy Zone (Japão - Sunsoft)

clique na imagem para ampliar

Fabricante: Sunsoft
Ano: 1987

Fantasy Zone é um shotter da Sega que saiu para Arcade em que você enfrenta várias criaturas estranhas denominadas menons que invadiram a Fantasy Zone; além do protagonista Opa - Opa ter marcado presença no anime Zillion, que foi produzido para divulgar o Master System no Japão. É um jogo mediano com gráficos inferiores às versões para outros sistemas e que nunca foi lançado no ocidente.

Fantasy Zone (EUA - Tengen)

clique na imagem para ampliar

Fabricante: Tengen
Ano: 1989

Dois anos depois da Sunsoft lançar sua versão de Fantasy Zone para NES no Japão, a Tengen resolveu fazer a sua própria versão para o mercado americano. Sua jogabilidade é mediana, mas seus gráficos ficaram bem inferiores à versão da Sunsoft que foi lançada somente no Japão.

Fantasy Zone II: The teardrop of Opa - Opa

clique na imagem para ampliar

Fabricante: Sunsoft
Ano: 1988

Continuação de Fantasy Zone, na qual Opa Opa terá que enfrentar uma nova horda de menons. Gráficos e jogabilidade medianas. Fantasy Zone II só foi lançado no Japão.

Juuoki (Altered Beast)

clique na imagem para ampliar

Fabricante: Asmik
Ano: 1990

Conhecido como Altered Beast no Ocidente, este jogo conta a história de um centurião romano morto em batalha e que foi ressuscitado por Zeus para salvar sua filha Athena das mãos de Neff, deus do Mundo Subterrâneo. Este jogo, apesar de ser bem inferior a outras versões ele possui fases e criaturas exclusivas em que o personagem pode se transformar.

Shinobi

clique na imagem para ampliar

Fabricante: Tengen
Ano: 1989

Esta versão de Shinobi para o NES foi baseada na versão do Master System e não na versão do Arcade. Isso se deve ao fato do personagem ter medidor de life, que apareceu na versão do Master, já que no Arcade o personagem morre na primeira pancada que leva.

Space Harrier

Fabricante: Takara
Ano: 1988

Space Harrier é um jogo bem conhecido nos Arcades e nos sistemas da Sega, mas esta versão do NES certamente é desconhecida por muitos pelo fato de ter saído somente no Japão. O jogo possui gráficos e sons fracos, mas tem uma jogabilidade razoável.

 

+ MAIS

 

 
 

 

 

© Copyright - Kito Games®- Todos os direitos reservados. Todos os personagens citados pertencem a seus respectivos proprietários. Não é permitida de forma alguma cópia total ou parcial deste site incluindo todos os links aqui contidos.

www.000webhost.com