HOME       ARTIGOS       DICAS       ANÁLISES       DETONADOS       FÓRUM       PARCEIROS       QUIZ       KITO       CONTATO
 
MASTER SYSTEM: JOGOS BASEADOS EM ANIMES

VOLTAR

Por: B-Mark

 

Introdução
Como todo videogame de origem Japonesa o Master System dispõe de uma quantidade de jogos baseados em animes e mangás, como são chamados as histórias em quadrinhos e os desenhos animados por lá.

Os jogos baseados em animes mais conhecidos por aqui são sem dúvida nenhuma o Zillion e o Zillion II: Tri - Formation que foram lançados no ocidente por que os animes que nasceram de uma pareceria entre a Sega o estúdio Tatsunoko com o objetivo de divulgar o Master System no Japão também estavam sendo exibidos por aqui.

Muitos acham que o Master System tinham só estes jogos, mas com a emulação foi possível conhecer outros jogos baseados em animes para este console.

Além de encontrar jogos baseados em animes desconhecidos por aqui, também temos a surpresa de alguns jogos serem versões originais de jogos lançados por aqui.

Temos como exemplos Black Belt que é a versão alterada do Hokuto no Ken e Alex Kidd High Tech World que é a versão alterada do Anmitsu Hime.

Todos os jogos desta lista foram produzidos pela própria Sega porque na época a Nintendo tinha uma cláusula que impedia as softhouses de produzirem jogos para seus concorrentes.

Além disso a quantidade de jogos baseados em animes para o Master é menor do que no Famicom (NES Japonês) e outros consoles produzidos no Japão.

O destino destes jogos
Geralmente estes jogos acabam restritos ao Japão, já que na época em que foram produzidos eles ainda não tinham sido exportados para outros países ou são lançados em certos países em que o anime está sendo exibido ou eles tem os gráficos e o enredo modificados para lançamento no ocidente.

A qualidade destes jogos varia muito.
Desde o ruim até o excepcional.

Agora vamos à relação dos jogos em animes onde falo sobre o enredo dos animes e os jogos baseados neles.

Anmistu Hime

Clique nas imagens para ampliar

Softhouse: Sega
Ano: 1987


Anmitsu Hime conta a história de uma princesinha chamada Anmitsu que prefere fazer travessuras do que aprender as boas maneiras imposta pela sua condição de nobreza.

O jogo é um adventure em que a personagem terá que recolher os pedaços de um mapa para um restaurante, e lutar contra o tempo e alguns ninjas na floresta.

Anmitsu Hime foi modificado e lançado no ocidente como Alex Kidd High Tech World.

Borgman

Clique nas imagens para ampliar

Softhouse: Sega
Ano: 1988


Borgman se passa em Megalocity no ano de 2030; cidade que foi construída para substituir Tóquio como a capital do Japão que foi destruída por um meteorito a 30 anos atrás.

Agora a cidade está sendo atacadas por criaturas de outra dimensão conhecidas como Youmas e somente Borgman Ryo poderá enfrentá-las.

O jogo Borgman é de ação e lembra um pouco os jogos do Zillion que também saíram para o Master System e conta com um mapa 3D do corredor em que você está.

Este jogo utiliza dois joysticks; Um para controlar o personagem e o outro para acessar o meu de equipamentos.

Borgman foi modificado e lançado no ocidente como Cyborg Hunter.

High School Kimengumi

Clique nas imagens para ampliar

Softhouse: Sega
Ano: 1986


High School Kimengumi fala sobre as bizarras aventuras de um grupo de estudantes da escola Kimengumi que começa quando eles estão no 1o Grau e mais tarde quando estão no 2o Grau.

O jogo é um adventure que foi lançado originalmente para MSX e depois convertido para o Master System pela Sega.
Ele começa com as personagens Yui Kawa e Chi Urui conversando quando aparecem seus colegas e fazem uma careta para elas.

Você controla Yui Kawa que anda pela escola.

High School Kimengumi nunca foi lançado no ocidente, mas ganhou uma tradução em Inglês feita por fãs.

Hokuto no Ken

Clique nas imagens para ampliar

Softhouse: Sega
Ano: 1986


Hokuto no Ken também é conhecido como Fist of the North Star e conta a história de Kenshiro, um guerreiro que enfrenta vários inimigos em um mundo devastado pela guerra.
O anime é famoso por ser pioneiro no gênero de luta nos animes e mangás e também por seu alto nível de violência.

Neste jogo você controla Kenshiro e tem que lutar contra vários inimigos comuns e depois um subchefe entre eles o gordão Heart e depois enfrentar os chefes em uma luta mano - mano nos moldes do Yie Ar Kung Fu entre eles Shin (1a Fase) e Raoh (6a e última fase); todos com presença no anime.

Hokuto no Ken foi modificado e lançado no ocidente como Black Belt.

Kujaku Ou

Clique nas imagens para ampliar

Softhouse: Sega
Ano: 1988


Kujaku Ou conta a história de Kujaku, um misterioso jovem com incríveis poderes sobrenaturais e que foi criado por sacerdotes, de quem ele aprendeu que seus poderes deveriam ser usados para o bem na luta contra demônios.

O jogo mescla adventure e ação e é necessário o conhecimento da língua japonesa para compreender melhor o game.

Kujaku Ou ganhou uma continuação intitulada Kujaku Ou 2: Geneshiro para o Mega Drive.

Kujaku Ou foi modificado e lançado no ocidente como Spellcaster.

Sukeban Deka II

Softhouse: Sega
Ano: 1987


Sukeban Deka começou como mangá de autoria de Shinji Wada publicado em 1976 na revista Hana to Yume e só ganhou a versão em anime em 1991 com dois OVAs e conta a história de Saki Asamiya, uma delinquente juvenil que após se envolver em muitas brigas passa a trabalhar como agente da polícia infiltrada em escolas para evitar que a sua mãe fosse executada rapidamente já que ela estava no corredor da morte.

Como agente da polícia, Saki volta a sua antiga escola para investigar os crimes cometidos pelos próprios alunos que geralmente são por poder, dinheiro e fama.

Além de suas habilidades em artes marciais Saki conta com um Ioiô especial da polícia como arma.
Certamente muitos vão se lembrar da personagem Malin dos jogos KOF 2003 e KOF XI e a Gogo Yubari do filme Kill Bill.

Curiosamente Sukeban significa delinquente e Deka significa agente em Japonês. Ou seja, em uma tradução literal para o Português o título seria "Agente Delinquente".

O anime foi exibido por aqui em 2000 no canal Locomotion (hoje Animax).

O jogo para Master System tem movimentação livre como nos beat em ups e a personagem usa o ioiô como arma.

Sukeban Deka II nunca foi lançado no ocidente.

Tensai Bakabon

Clique nas imagens para ampliar

Softhouse: Sega
Ano: 1988


Anime baseado no mangá de Fujio Akatsuka, que também criou o Osomatsu - Kun; que ganhou um jogo para o Mega Drive; que conta sobre as desventuras do garoto Bakabon e de seu pai.

O jogo é um adventure onde você controla o pai do protagonista e é necessário o conhecimento em Japonês para jogá-lo.

Tensai Bakabon nunca foi lançado no ocidente.

Virtua Fighter Animation

Clique nas imagens para ampliar

Softhouse: Sega
Ano: 1996


Conhecido como Virtua Fighter Mini no Japão, o jogo é baseado no anime do Virtua Fighter.

Virtua Fighter Animation é um jogo de luta que conta com cut - scences entre as lutas e conta com o seguinte enredo: Akira Yuki encontra acidentalmente com Pai Chan que estava sendo persguida por uma gangue e acaba tendo que lutar contra ela.

Mais adiante ele encontra os outros personagens do jogo.

Curiosamente ele é o único jogo de Master System baseado em anime a ser lançado exclusivamente no Brasil porque a TecToy portou este jogo que saiu originalmente para o Game Gear.

Zillion

Clique nas imagens para ampliar

Softhouse: Sega
Ano: 1987


Anime produzido em parceria entre a Sega e a Tatsunoko com o objetivo de divulgar o Master System no Japão.
Zillion se passa no planeta Maris no ano de 2387 e conta a história de J.J, Champ e Apple que devem deter os Nozas; invasores de outro planeta.
Em alguns episódios de Zillion são encontradas referências ao Master System como em um episódio em que J.J estava jogando neste console e às próprias pistolas dos personagens que são idênticas à Light Phaser do console.

Zillion passou por aqui na televisão no final dos anos 80.

A TecToy trouxe para o Brasil o anime com a intenção de vender a pistola e os jogos para Master System.

O jogo Zillion lembra um pouco o Metroid do NES e nele você controla J.J que tem como objetivo invadir ujma base Noza e roubar 5 disquetes com informações secretas.
Além de salvar Champ e Apple que estão na base.

Zillion foi lançado no ocidente com tradução em Inglês.

Zillion II: Tri - Formation

Clique nas imagens para ampliar

Softhouse: Sega
Ano: 1987


Continuação do Zillion.

Jogo de ação que tem alternadas fases de moto e fases onde o personagem anda a pé.
Aqui você terá que resgatar Champ e Apple podendo após isto jogar com eles.

Entre os chefes temos o Barão Ricks, arqui - inimigo do J.J

Zillion II: Tri - Formation foi lançado no ocidente com tradução para o Inglês.

 

+ MAIS

 

 
 

 

 

© Copyright - Kito Games®- Todos os direitos reservados. Todos os personagens citados pertencem a seus respectivos proprietários. Não é permitida de forma alguma cópia total ou parcial deste site incluindo todos os links aqui contidos.

www.000webhost.com