HOME       ARTIGOS       DICAS       ANÁLISES       DETONADOS       FÓRUM       PARCEIROS       QUIZ       KITO       CONTATO
 
KID ICARUS

VOLTAR

Por: B-Mark

 

Aproveitando a estréia de Pit em Super Smash Bros Brawl resolvemos escrever este especial sobre Kid Icarus, a série em que este personagem estrelou e que teve pouca atenção da Nintendo.

Primeira ilustração de Pit

Pit no jogo Super Smash Bros Brawl, com visual reformulado

Mitologia Grega: A temática do jogo
Kid Icarus tem como temática a mitologia grega; que é facilmente percebida pelos cenários e personagens como a deusa Palutena que é claramente inspirada na Athena da Mitologia Grega.

Kid Icarus e Metroid: Séries irmãs
Além de Kid Icarus e Metroid terem o mesmo criador: o engenheiro eletrônico Gumpei Yokoi ( falecido em 04 de Outubro de 1997 em um acidente de carro ) que trabalhou como produtor nos dois jogos, eles também tem suas engines em comum.
Quando li um artigo falando sobre isso achei estranho porque para mim Kid Icarus era mais parecido com Ice Climber do que com Metroid porque a 1a fase do jogo era vertical e podia passar para o outro lado do cenário como em Ice Climber.

A união de elementos de outros jogos da Nintendo
"Pula como Mário, pega items como Link e atira como Samus" essa foi a definição da Nintendo World 204 para Pit.
Quem já jogou Mário, Zelda e Metroid acaba percebendo isso no personagem.

Finais diferentes
Assim como Metroid, o final de Kid Icarus também varia conforme o tempo levado para se terminar o jogo

Críticas sobre a série
O jogo recebeu várias criticas injustas da Imprensa especializada chamando Kid Icarus de plágio de Metroid pelo fato de utilizar a mesma engine do jogo de Samus Aran.
Mas de outro lado o jogo ganhou vários fãs e é reconhecido por muitos sites especializados em games e pela Nintendo Power, a revista oficial da Nintendo.
Outros também acusaram Kid Icarus por ser plágio de Castlevania.

Críticas contra o esquecimento da série
Antes de Super Smash Bros Brawl ser lançado já tinha visto críticas feitas por fãs da série sobre o fato da Nintendo não ter lançado um jogo da série para os consoles que sucederam o NES.
Esse fato pode ser comparado ao esquecimento do Alex Kidd pela Sega após o sucesso de Sonic e a sua consagração como mascote da empresa.

Posições do jogo em rankings:
- IGN 2003 list of Top Games of All Time: 84a Posição
- Nintendo Power Vol. 199: 54o Lugar na lista dos 200 Top Games de todos os tempos

Jogos
Kid Icarus teve apenas 2 jogos: Kid Icarus que saiu para o periférico Famicom Disk System no Japão em disquete e convertido em formato cartucho para lançamento no Ocidente e anos mais tarde lançado para GBA e Virtual Console e uma sequência para o Game Boy chamada Kid Icarus: Of Myth and Monsters.

Kid Icarus (Hikari Shinwa: Palutena no Kagami) - NES, Famicom Disk System, Game Boy Advance e Wii Virtual Console

Fabricante: Nintendo
Ano: 1986

O primeiro jogo da série em que Pit tem duas missões: Salvar a deusa Palutena e a Terra dos Anjos ( Angel Land ) da Medusa, a Deusa da escuridão e seu exército e também recuperar 3 tesouros sagrados de 3 chefes que estão sob a ordem de Medusa.

No Japão ele é conhecido como Hikari Shinwa: Palutena no Kagami que numa tradução literal significa "Mito da Luz: O Espelho de Palutena"

O jogo originalmente foi lançado em disquete para o periférico Famicom Disk System e tem várias diferenças em relação à versão ocidental em matéria de controle e trilha sonora.

Em 2004 o jogo foi portado para Game Boy Advance para a série Famicom Mini ( Classic NES Series no Ocidente ) mas foi lançado somente no Japão e disponibilizado para download no Wii Virtual Console pelo preço de 500 Wii Points.


Kid Icarus: of Myths and Monsters - Game Boy

Fabricante: Nintendo
Ano: 1991

A sequência do Kid Icarus para NES foi lançada somente nos EUA e na Europa.
Assim como Kid Icarus usou a engine de Metroid, Kid Icarus: of Myths and Monsters usou a engine de Metroid II: Return of Samus.
Após a derrota da Medusa Palutena teve um pesadelo em que Angel Land era atacada por demônios.
Ao ouvir de um soothsayer de que este ataque não era um pesadelo e que era uma premonição de que Angel Land seria atacada por um demônio chamado Orcus a deusa convocou Pit para a missão de obter 3 Sagrados Tesouros que são as Asas de Pégasus, a Armadura de Prata e as Flechas de Luz e tronara - se forte para então poder lutar contra Orcus quando ele iniciar seu ataque.

Kid Icarus no Brasil

Pit no desenho Capitão N: O personagem teve seu nome mudado para Kid Icarus, que é o nome da série.

Kid Icarus tornou - se mais conhecido no Brasil através do desenho Capitão N que passou na Globo no início dos anos 90 do que através de seus jogos.
Outro personagem do jogo que dá as caras no desenho é Eggplant Wizard que recebeu o nome de Bruxo Berinjela na dublagem brasileira.
Eu mesmo nunca vi cartucho dele à venda aqui em Goiânia, cidade onde moro e também nunca li artigo sobre ele em revistas de games publicadas no início dos anos 90.
Só conheci os jogos via emuladores.

Kid Icarus

Disquete para FDS (Famicom Disk System)

Capa do jogo no console Nintendo

Capa do jogo no console portátil Game Boy Advance

Após anos no esquecimento Pit voltou em Super Smash Bros Brawl para Wii lançado em 2008, como um dos novos lutadores do jogo.
Além das lutas o jogo conta com um inédito modo chamado "Adventure Mode: The Subspace Emissary" que é um jogo side scrolling e que cada um dos personagens do jogo tem sua própria história.

Também foi divulgado este vídeo no qual Pit recebe seu arco da Deusa Palutena e depois vai sair para enfrentar os novos inimigos no novo modo.

Quando Super Smash Bros Brawl foi anunciado houve rumores de que a Nintendo poderia fazer um novo Kid Icarus para o Wii.

 

+ MAIS

 

 
 

 

 

© Copyright - Kito Games®- Todos os direitos reservados. Todos os personagens citados pertencem a seus respectivos proprietários. Não é permitida de forma alguma cópia total ou parcial deste site incluindo todos os links aqui contidos.

www.000webhost.com